Para Refletir
Que tal é o meu impacto nos clientes???
1. Cumprimento às pessoas entusiasmado e com atitude positiva.
2. Por favor”, “obrigado” e “de nada” são palavras que uso frequentemente.
3. Considero ser agradável, mesmo com pessoas indiferentes e até grosseiras.
4. Meus problemas pessoais e profissionais não refletem no modo como trato os clientes.
5. Acredito que as pessoas devem obter aquilo pelo qual pagaram ou pensam que pagam.
6. Orgulho-me da minha habilidade de usar de tato e diplomacia com outras pessoas, mesmo quando estou sob pressão.
7. Acho que ficar na defensiva com clientes cria mais problemas do que resolve.
8. Conheço muito bem o meu trabalho, os produtos e/ou serviços pelos quais sou responsável, bem como as leis e procedimentos inerentes.
9. Eu me esforço para lembrar de nomes e faces dos clientes.
10. Procuro prestar atenção e compreender as necessidades e o ponto de vista do cliente.
11. Acho que as perguntas das pessoas merecem respostas e me esforço para respondê-las.
12. Presto atenção no feedback dos clientes e me certifico de que ele chegue às pessoas certas.
13. Minha aparência pessoal é adequada.
14. Tenho entusiasmo pelo meu trabalho.
Texto apresentado numa palestra efetuada em Pato Branco pela Colega Neuraci, sobre "Marketing Institucional"
Publicado em: 30/08/2006